Osteoporose e Déficit de Vitamina D

É uma doença óssea sistêmica (atinge todos os ossos), caracterizada por uma baixa densidade mineral óssea e uma alteração na microarquitetura óssea, causando um estado de fragilidade e propensão às fraturas. Essas fraturas são denominadas patológicas e podem ocorrer com um trauma de baixa intensidade ou até sem trauma, devido ao estado de fragilidade do osso.

Existem duas formas de Osteoporose, a idiopática, que surge pela perda de massa óssea ao longo dos anos em ambos os sexos, sendo mais acentuada e precoce nas mulheres devido a menopausa, quando caem os níveis de estrogênio no organismo (surge em torno de 50 anos na mulher e 70 anos no homem). É a forma mais comum na mulher e uma estatística americana mostra que 30% das mulheres com 50 anos já possuem Osteoporose.

Já a forma secundária pode aparecer mais precocemente em ambos os sexos.

Nos homens é secundária em torno de 20 a 40% e nas mulheres apenas 5% dos casos.

O uso de medicamentos é uma importante causa de Osteoporose secundária, sendo os corticosteróides uma das classes mais envolvidas.

O uso prolongado, mesmo que por via inalatória, tem o seu papel na maior reabsorção óssea e consequente perda de densidade mineral óssea.