Osteoartrite e Gota

Osteoartrite

A osteoartrite (artrose) é uma doença que se caracteriza pelo desgaste da cartilagem articular e por alterações ósseas, os osteófitos (“bicos de papagaio”). Nas mulheres atinge mais as mãos e os joelhos e nos homens mais a articulação coxofemoral (do fêmur com a bacia).

Nas mulheres atinge mais as mãos e os joelhos e nos homens PRINCIPALMENTE a articulação coxofemoral (do fêmur com a bacia). A incidência aumenta com a idade, sendo rara antes dos 40 anos e mais frequente depois dos 60 anos.

As causas são multifatoriais: herança genética, deformidade articular, excesso de peso sobre a articulaçao (obesidade), distúrbios metabólicos e mau uso articular. O tratamento baseia-se em fisioterapia, terapia ocupacional, exercícios físicos, uso de órteses e medicamentos.

Gota

A gota é uma doença inflamatória que acomete as articulações e tecidos periarticulares, e ocorre quando a taxa de ácido úrico no sangue está acima do normal (hiperuricemia).

O aumento nas taxas de ácido úrico no sangue pode ocorrer tanto pela produção excessiva quando pela sua eliminação deficiente. A maior incidência é entre 40 e 50 anos, principalmente em homens, com sobrepeso ou obesos, com vida sedentária e usuários de bebidas alcoólicas. As mulheres são acometidas geralmente após os 60 anos de idade.

A gota é caracterizada por ataques recorrentes de artrite aguda, provocados pela precipitação nos espaços articulares de cristais de ácido úrico. O hálux (dedão do pé) é a articulação mais frequentemente envolvida na primeira crise. Além da dor, a articulação comumente apresenta-se inflamada com presença de calor, rubor (vermelhidão) e inchaço. Também pode haver formação de precipitados fora das articulações, produzindo cólicas renais e depósitos debaixo da pele, formando protuberâncias localizadas nos dedos, cotovelos, joelhos, pés e orelhas (tofos gotosos).

O sucesso no tratamento depende da mudança no estilo de vida do paciente, que deve diminuir a ingestão de álcool, carne vermelha, embutidos e gorduras em geral; e aumentar a prática de exercícios físicos e adotar uma dieta saudável. As medicações tem por objetivo diminuir a taxa de ácido úrico no sangue e/ou aumentar sua excreção urinária, evitando a formação dos precipitados com suas ações deletérias no organismo.