Doenças Inflamatórias

Doenças Inflamatórias

Grupo de doenças reumatológicas que mais caracterizam a Reumatologia. Apresentam processo inflamatório crônico (duração maior do que 6 semanas) e sistêmico (de forma generalizada pelo organismo), geralmente com envolvimento da autoimunidade.

Apresentam períodos de crises agudas com piora e intensificação da inflamação e sintomas; e períodos de remissão, com alívio dos sintomas. Fazem parte desse grupo a ARTRITE REUMATÓIDE, as ESPONDILOARTRITES , as VASCULITES SISTÊMICAS; e as doenças difusas do tecido conjuntivo, como LÚPUS ERITEMATOSO SISTÊMICO, SÍNDROME DE SJÖGREN, ESCLERODERMIA SISTÊMICA, DOENÇA MISTA e algumas outras.

1. Artrite Reumatóide (AR)

Doença que acomete principalmente a membrana sinovial, responsável pelo revestimento de articulações, tendões e bursas. Tem uma prevalência de 0,5% a 1% da população mundial. 

A inflamação da doença pode acarretar destruição articular, óssea e acometer outros órgãos como pele (nódulos reumatóides e vasculites cutâneas), coração (maior incidência de doenças cardiovasculares na AR), pulmão (fibrose intersticial) e olhos (ceratoconjuntivite sicca, episclerite e esclerite).

O tratamento inicial precoce é fundamental para evitar as sequelas músculo-esqueléticas e nos demais órgãos acometidos, prevenindo incapacidades e devolvendo a qualidade de vida ao paciente. Baseia-se em medidas gerais como terapia ocupacional, uso de órteses, reabilitação física e orientações para proteção articular.

Já na terapia medicamentosa, utilizamos drogas modificadoras da doença, imunossupressores e terapias biológicas.