ARTRITE REUMATOIDE
ARTRITE REUMATOIDE
Na primeira consulta o paciente relata de forma detalhada o seu histórico de vida e de saúde, respondendo a um questionário detalhado sobre seus sintomas (anamnese).
Durante o exame clínico é realizada a busca de sinais da patologia suspeita, principalmente com a palpação articular. Mas também é avaliado o sistema cardiovascular através da aferição da Frequência Cardíaca, da Pressão Arterial, ausculta cardíaca, avaliação de sinais de insuficiência venosa crônica (telangiectasias e varizes) e edema nos membros inferiores.
Os pulmões são avaliados pela ausculta pulmonar, padrão respiratório e Frequência Respiratória.
A pele do paciente é analisada à procura de palidez/cianose das extremidades e lesões sugestivas de patologias específicas. Os anexos cutâneos (cabelos e unhas) e os olhos (eritema sugestivo de ceratites, uveítes ou síndrome sicca), também são analisados.
Os exames laboratoriais e de imagem são solicitados para confirmar a patologia e excluir outras enfermidades. O tratamento com medicações sintomáticas é prescrito.
Na consulta de retorno, que deve acontecer idealmente em 20 a 30 dias; esses exames são analisados e o diagnóstico geralmente é estabelecido (podem ser necessários exames complementares). O tratamento específico da patologia é prescrito, e de acordo com a classificação da artrite é determinado o tempo que uma nova consulta deve ser realizada (entre 45 e 60 dias).
Nessa nova consulta (terceiro atendimento ao paciente), é avaliada a melhora clínica e muitas vezes laboratorial desse paciente (novos exames são verificados).
Se o paciente estiver bem, uma consulta subsequente é necessária em apenas 3 ou 4 meses. Já se o mesmo não obteve melhora suficiente, a medicação pode ser substituída (principalmente por efeitos colaterais), a dose ajustada, ou é adicionado um novo medicamento (efeito sinérgico ou aditivo). Após 20 a 45 dias deve ser avaliada a resposta dessa alteração terapêutica. O processo se repete até a melhora significativa ser alcançada.
Em todas as etapas do tratamento, o acompanhamento conjunto com outros profissionais pode ser necessário e muito benéfico: fisioterapeuta/educador físico, terapeuta ocupacional, psicólogo e nutricionista. Além de outros médicos especialistas se necessário.
Após a remissão clínica sustentada, as consultas podem ser espaçadas para 6 meses de intervalo, e em alguns casos o acompanhamento anual pode ser estabelecido.
